domingo, 27 de fevereiro de 2011

Food Stylist - Foto com cheiro e sabor

Não é a toa que salivamos quando vemos aquele lanche maravilhoso na foto da lanchonete ou pratos de grandes chefes em revistas. Por trás de todas fotografias de alimentos, um profissional anônimo, cria vida, cor e sabor ao produto que será fotografado. Este profissional é chamado de Food Stylist ( Estilista de Alimentos). Ele é responsável por deixar o alimento com aspecto fresco e o mais saboroso possível. Para isso um monte de truques são usados, que na verdade acabam deixando aquele hamburger lindo da foto, impossível de ser consumido.





Nos EUA, esta profissão é muito difundida e utilizada quase que na maioria dos estúdios americanos. Aqui no brasil, como ser fotógrafo nunca foi tarefa fácil, não encontramos este profissional facilmente, cabendo assim ao fotógrafo e sua equipe fazer este papel, muitas vezes conseguindo resultados incríveis. Mas a falta de informações sobre este tema, gera ainda mais dificuldades no dia-a-dia do estúdio.
Como não encontrei nenhuma literatura no Brasil e nenhum profissional especialista nesta área, venho buscando a anos, muita  informação lá fora. Nos EUA os “Foods Stylist´s” tem sites próprios, com conteúdos riquíssimos e livros de alta qualidade. Vários fóruns de discussões em que a troca de informações são constantes entre fotógrafos, estilistas e produtores. Na minha humilde opinião, está aí a grande diferença do mercado fotográfico entre a “República dos Bananas” e o mercado fotográfico no exterior. Lá a informação circula livremente e não fica fechada como um segredo de estado. Os profissionais de diversas áreas trocam idéias e se ajudam o tempo todo. Se bem que a internet está aos poucos mudando esta cultura mesquinha dos brasileiros, em segurar a informação para si, resultando em uma falta total de fontes de pesquisa e atualização profissional.
Aos poucos tenho a intenção de compartilhar todo material que levantei em anos de experiência e pesquisa. Lou Manna é uma referência  no assunto, autor do livroDigital Food Photography, um ótima referência para quem que se aprimorar um pouco mais nesta área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário