terça-feira, 19 de outubro de 2010

Em Breve Receitas Com Alho Negro




Me surpreendi com o sabor, mesmo já tido provado o importado, esse foi uma experiência gastronômica maravilhosa ter em minhas mãos um produto que esta na mídia.
Mais tentei aplicar em receitas de meu projeto: Resgate da Gastronomia Caiçara, então dei um ar de trufas com o alho no sabor dos pratos.
As receitas são todas de minha autoria e algumas de amigos palpiteiros, proprietários de restaurantes e familiares da região de Ilhabela- Litoral Norte de São Paulo.
Então fiquem ligados nos próximos dias em ler e se deliciar nem que seja pelas imagens com mais essa matéria aqui no meu blog.

Beijos e Abraços!!!

EU FAÇO PARTE!!!

Gastronomia Brasileira


O Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira realiza estudos gastronômicos de alto nível, apoiados na pesquisa científica, nas experiências tecnológicas e nos conhecimentos sobre a alimentação brasileira. Além disso, presta serviços especializados a empresas, restaurantes e instituições da área de Alimentos e Bebidas, desenvolvendo pesquisas e experimentos específicos para esses clientes e parceiros.
Em toda a sua atividade, o Centro reúne e difunde informações sobre os mais diversos aspectos dos ingredientes nacionais e dos pratos de nossa culinária, como também dos ricos preparos gastronômicos a eles ligados.
Promover e divulgar a qualidade da gastronomia brasileira – dentro de uma harmonia entre saúde, respeito ambiental, economia e bem-estar – é a nossa meta.

Prof. Dr. Ricardo Maranhão - Coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira


A Insólita Cozinha de Leonardo da Vinci




Caderno de cozinha
150Quem quiser se aprofundar na história “culinária” de Da Vinci pode fazê-lo também através de uma leitura muito bacana: o livro “Os Cadernos de Cozinha de Leonardo da Vinci” (Ed. Record, 2005) O livro reflete os diferentes interesses do grande pensador renascentista. Além de muitas informações curiosas e imagens, foram compiladas receitas culinárias, com a inclusão de comentários sobre a preparação dos pratos.

Arte e Gastronomia


Arte e Gastronomia
 As artes plásticas utilizam todos os recursos desde o início dessa atividade para retratar nossos hábitos e costumes. Entre esses costumes a culinária sempre teve destaque. As caçadas dezenhadas nas cavernas nos primórdios da humanidade, a Última Ceia de Da Vinci, as várias naturezas mortas com pães, frutas e vinhos até as atividades dos grafiteiros contemporâneos. Passeando pelas ruas do Bairro da Liberdade em São Paulo, encontrei esse grafite descrevendo o Yakisoba, que virou mania de consumidores de comida de ambulantes nas ruas da cidade.