sexta-feira, 25 de junho de 2010

Misteríos Gastronômicos, por Fernando Pulcino


Cozinha é uma grande arte, e sejamos sinceros, mesmo com toda tecnologia alimentícia e estudos envolvendo físicas e químicas, a gastronomia sempre será um mistério.
Mesmo a ciência mais avançada não é capaz e explicar porque determinada massa é perfeita ou então porque esta mesma massa preparada de forma digna pode, ainda assim, dar errado.
Isso porque gastronomia é uma arte e como tal, expressa e reflete emoções e sentimentos de quem prepara e para quem degusta.E sentimentos e emoções não podem ser explicados ou decifrados de forma fiel a realidade.
Nem os "Chefs" sabem ao certo em que momento a cozinha tornou-se sua maior paixão, mas com certeza é unanimidade o fato de que o amor existe desde os tempos em que subir em cadeiras para ver panelas borbulhando era uma aventura e os dedos ainda cabiam em potinhos de sobremesa.
Estes e muitos outros fatos transformam a gastronomia numa arte sem explicações.E não importa quantas revoluções culinárias haja, desde a pré-historia até a gastronomia molecular,  a única premissa é que gastronomia é alquimia, do caos para beleza e sabor.
Transformando alimentos em sensações tangíveis e degustáveis.

Beijos e Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário