domingo, 6 de junho de 2010

Cozinha Medieval

No que diz respeito à Cozinha Medieval Europeia os dados que nos chegaram até hoje são muito imprecisos, encontra-se fácilmente a descrição, mas na maioria das receitas, senão na sua quase totalidade não se faz menção às quantidades. As listas de ingredientes não variam muito mas, tal como hoje em dia, a criatividade de cada um acrescentava e/ou retirava ingredientes numa mesma receita.


Do séc. XIII ao séc. XVI o tipo de culinária é comum a toda a nobreza europeia, tendo aparecido por essa altura os primeiros manuscritos e livros de culinária por toda a Europa.

Para organizar um jantar com amigos em que o tema é a Cozinha Medieval, tenho feito diversas pesquisas, tendo chegado à ementa abaixo, a minha escolha tentou abarcar várias zonas da Europa, e foi um tanto difícil derivado á diversidade de pratos.


Fazendo a Sopa

  • Hypocras (As primeiras receitas conhecidas deste vinho doce aromatizado com especiarias datam do Séc. XIII, sendo maioritáriamente da Catalunha e do Langue d'Oc, )
  • Pastéis de Carne (Receita Portuguesa que data de 1438 retirada do Tratado de Cozinha Portuguesa do Séc. XV)
  • Gehalbirte ayer (Receita Austriaca que data de 1451, vulgarmente conhecida por ovos verdes)
  • Carottes au cumin et à l'huile d'olive (Receita Italiana do Séc. V, de Apicius, Cenouras salteadas com cominhos)
  • Poulet sauté à la coriandre et au cumin(Receita Andaluza do Séc. XIII, Galinha salteada com coentros e cominhos)
  • Poires au sirop parfumées de cannelle et de gingembre(Receita Inglesa datada de 1390, vulgarmente conhecidas por Peras Bêbedas)
  • Tart de Bry (Receita Inglesa do Séc. XIV, Tarte de Queijo) Toucinho do Céu (Doce Conventual das Monjas Beneditinas)

    O resultado da minha pesquisa foi baseado na leitura de vários artigos relatando hábitos e costumes da época, a maioria em Francês e Inglês.

    Tenho pena que sendo Portugal um país com uma história tão rica e já bastante longa, não haja praticamente nada em Português, excepto um tratado da Cozinha Portuguesa do Século XV, sendo que toda a minha pesquisa foi feita na net, espero e acredito que existam alguns livros sobre o assunto.

    Os sites consultados foram os seguintes, sendo as gravuras também de lá:À Mesa

    Old Cook - Cuisine Médiévale

    Gode Cookery

    Gastronomie Médiéval

    Neste jantar não vou recriar o ambiente, mas sim a culinária da época com as necessárias adaptações aos dias de hoje.

    Aliás, em jeito de graça já avisei os comensais que a mesa terá pratos, copos, talheres e até guardanapos de papel, por isso não procurem nestas receitas o rigor histórico que um estudo mais aprofundado nos poderia dar, esta é apenas uma pequena contribuição minha para a divulgação da culinária medieval.

    Sendo que quem tiver interesse em recriar refeições ou doçaria da época, encontrará nestes sites centenas de receitas que por vezes com um bocadinho de imaginação podem trazer algumas boas surpresas à nossa mesa.


    Abraços...Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário